Muitas são as técnicas utilizadas pelos cientistas para comprovarem suas teorias.

Os pesquisadores Brian P. Meier, Sabrina W. Nool e Oluwatobi J. Molokwu do Gettysburg College, nos Estados Unidos, queriam comprovar os benefícios do chocolate no humor. Até ai você pode dizer que já existem mil pesquisas a respeito, o que é real.

Mas o que os três se propuseram é a forma com que você come o alimento pode fazer toda a diferença na sensação de bem-estar. Vou explicar.

Nessa pesquisa os participantes foramencorajados a perceber diferentes aspectos da comida, como a cor, textura e cheiro. Tais experiências são destinadas a aumentar o prazer de comer mesmo que em pouca quantidade.

O objetivo do estudo era analisar o efeito do consumo consciente de chocolate no humor. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos. Um deveria comer uma pequena porção de chocolate ou um alimento de controle (bolacha) de maneira não atenta, por exemplo fazendo uma outra atividade..

Já outro grupo foi convidado a segurar um chocolate / bolacha na mão e olhar para a cor e aparência, pensar sobre os agricultores que produziram os ingredientes necessários para criar o alimento. Ao colocarem o alimento na boca, foram orientados a se concentrar nas sensações criadas por ele.

Os participantes, com idade entre 12 e 19 anos, preencheram um questionário antes e depois do consumo para medir de forma abrangente o nível de humor.

Entre os resultados obtidos, os participantes da pesquisa que comeram o chocolate de forma mais tranquila, prestando atenção nas sensações, relatavam ter gostado mais do alimento do que os que comeram sem atenção alguma.

Os pesquisadores afirmaram que estar em um estado consciente, ou seja, realizar as atividades prestando atenção nelas, pode melhorar as respostas a experiencia positivas em geral, como o consumo de chocolate sendo um exemplo.

Se expandirmos essa experiência para outras áreas da vida, além da alimentação, vamos começar a perceber diferenças significativas. Experimente praticar exercício físico totalmente focado no que está fazendo. Ou então quando estiver com os amigos, viver aquela experiência de verdade, sem se distrair com o celular, por exemplo.

Quando realizamos as coisas de forma consciente, desde nos alimentarmos, a praticarmos atividade física, ou brincarmos com o nosso cachorrinho, seremos mais impactados positivamente. Vamos saborear mais o chocolate, vamos nos sentir melhores e mais felizes.

Não vamos precisar por exemplo comer uma caixa de chocolate, um bombom bem saboreado já cumprirá o seu papel.

Original na íntegra: file:///C:/Users/Editora/Downloads/mindfull-chocolate%20(7).pdf