Desde a década de 70 diversos estudos têm mostrado a eficácia e a segurança da prática de exercícios físicos no tratamento da depressão.
São várias as teorias, mas de uma forma geral as análises concluem que tanto o exercício aeróbico quanto no treino de força (musculação) exercem o mesmo efeito positivo sobre a depressão.
Estudos observaram que o uso de medicamentos, como por exemplo a sertralina, apresentam resultados mais rápidos, porém os pacientes relatam maior frequência de efeitos colaterais.
São várias as hipóteses para a melhora dos sintomas da depressão através da prática regular de exercícios físicos, por isso se você é sedentário, inicie agora mesmo a prática de atividades físicas regulares, elas fazem bem para a saúde física e mental.
Observação:
Se você desconfia que está com os sintomas da depressão, ou já está com o problema diagnosticado o primeiro passo é buscar ajuda de um psiquiatra. Em paralelo a isso inicie a prática regular de exercícios físicos, comece aos poucos, escolha uma atividade que lhe agrade e gradativamente vá inserindo atividades diversas.
Lembrando que jamais deve se abandonar o uso de antidepressivos sem orientação médica.
Dr. Bruno Borges Hernandes (CRM 134091)
Médico do Esporte e do Exercício pelo Hospital das Clínicas da FMUSP.
Pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Análise da Biomecânica do Gesto Esportivo pelo HC-FMUSP.
brunohernandes@yahoo.com.b
Deixar um comentário