O tabagismo é um dos mais perigosos fatores de risco para doenças cardiovasculares, doenças pulmonares obstrutivas crônicas e para todos os tipos de cânceres. E está intimamente ligada ao sedentarismo.
O treinamento HIIT ( High-Intensity Interval Training ) é um programa de treinamento aeróbio que alterna períodos de alta intensidade com períodos de descanso ou recuperação na mesma sessão de treino. São sessões mais curtas e mais desafiadoras e que têm apresentado excelentes resultados na melhora da aptidão física, perda de peso e diminuição dos riscos cardiovasculares.
Pesquisadores australianos e neozelandeses observaram os efeitos do treinamento HIIT vs estímulo de vida mais ativa, em mulheres, entre 18 e 55 anos, sedentárias, fumantes de pelo menos 5 cigarros por dia, e que tinham vontade de parar de fumar.
Elas foram divididas em dois grupos. O primeiro grupo realizou sessões de HIIT 3 vezes por semana, sendo 35 minutos por sessão. O segundo grupo foi estimulado a dar 10.000 passos por dia. Ambos os grupos receberam as mesmas orientações para cessar o uso do cigarro.
Elas realizaram a intervenção física por 12 semanas e foram acompanhadas por 26 semanas posteriores.
O resultado revelou que entre as praticantes do HIIT houve uma maior taxa de abandono do cigarro com menos sintomas de abstinência e com menor taxa de retorno ao hábito de fumar após as 26 semanas de acompanhamento.
Essas mulheres se sentiram mais motivadas, com sensação de bem-estar e vitalidade maior.
Aliado a isso, o HIIT proporcionou maior perda de peso.
Um dos receios de quem pretende parar de fumar é justamente o ganho de peso.
Este estudo demonstra que a intensidade do esforço é um fator crítico na eficácia de cessar o tabagismo e aponta o treinamento HIIT como uma potente estratégia para a saúde cardiovascular e, talvez com custo-eficiência melhor que outras intervenções( p.e. estatinas ).
Uma forma de estabelecer, de maneira precisa e personalizada, a intensidade do seu treinamento de HIIT é realizando um Teste de Perfil Metabólico.
A finalidade do teste é detectar o seu consumo máximo de oxigênio (VO2máx), possíveis alterações orgânicas que possam ser fatores limitantes do seu desempenho físico, além de determinar quais as frequências cardíacas e velocidades ideais para você otimizar seu treino, perder mais peso e desenvolver todo o seu potencial atlético.Ele pode ser realizado por pessoas de todos os níveis de condicionamento físico; desde o sedentário até o atleta de alto rendimento. Referências:
1. Assessing the effectiveness of High-Intensity Interval Training (HIIT) for smoking cessation in women: HIIT to quit study protocol. Pavey et al. BMC Public Health (2015) 15:1309 DOI 10.1186/s12889-015-2631-3:
Deixar um comentário