A maioria das pessoas já sabe o que fazer quando o assunto é manter a saúde do coração: praticar atividade física, ter uma dieta saudável, não fumar e realizar os exames de rotina.

Mas, além disso, existem alguns comportamentos diários que podem impactar na saúde do músculo mais importante do nosso corpo.

São eles:

– Perder o controle

Acessos de raiva intensos em casa, no trabalho e no trânsito prejudicam não só aqueles que estão ao seu redor, como também a sua saúde.

Enquanto a raiva moderada é considerada uma boa forma de liberar a tensão, a raiva explosiva, ou surtos crônicos aumentam o risco de doenças cardíacas.

Estudo dos anos 2000 publicado na revista Circulation descobriu após pesquisar homens e mulheres, que aqueles mais bravos tinham quase duas vezes mais chances de apresentar doença arterial coronariana e três vezes mais chances de sofrer um ataque cardíaco, quando comparados àqueles menos propensos a acessos de raiva

Os pesquisadores observam que, enquanto a raiva pode prejudicar o seu coração; ansiedade e outras emoções negativas, provavelmente, também desempenham um papel significativo.

São observados em pessoas com acesso de raiva e ansiedade aumento da pressão arterial, interrupção dos impulsos elétricos do coração. Além de uma possível aceleração de processos de arterosclerose, que é o acúmulo de gordura nas artérias.

Dica:

Quando se sentir propenso a uma explosão, respire fundo. Praticar atividade física também é muito importante.

 

Domir demais ou de menos

Dormir menos de cinco horas por dia, ou mais de nove pode prejudicar o seu coração, pois os dois comportamentos elevam a pressão arterial e os níveis do hormônio do estresse.

Dica: Procure dormir entre 6 e 8 horas por dia e, se tiver problema com insônia procure ajuda médica.

 

Não usar fio dental regularmente

Usar fio dental regularmente não ajuda apenas a manter os dentes saudáveis. Pesquisas mostram que doença dental e saúde cardíaca estão correlacionados.
Doenças na gengiva, inflamações, permitem que as bactérias entre nos vasos sanguíneos da sua boca, chegando as artérias coronárias.

 

Ser Fumante Passivo

Enquanto a associação entre o uso do tabaco e as doenças cardíacas é inegável, você sabia que o fumo passivo também prejudicar o seu coração? Médicos já comprovaram que a exposição constante ao fumo passivo no local de trabalho ou em casa quase dobrou o risco de uma pessoa ter um ataque cardíaco. Além disso, em 1992, o Conselho da American Heart Association concluiu que a fumaça ambiental do tabaco é a principal causa evitável de doença cardiovascular e morte, e que o fumo passivo deve ser tratado como uma toxina ambiental para a saúde pública

Essas são apenas algumas das causas, mas não as únicas. Por isso procure manter sempre uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos regularmente e, principalmente, mantenha os exames médicos em dia, realizando check up anual, evitando o consumo de álcool em excesso e o cigarro.

Bibliografia

Sources
American Heart Association. “Alcohol, Wine and Cardiovascular Disease,” accessed March 2011. www.americanheart.org.

American Heart Association. “Health Effects of Secondhand Smoke,” accessed March 2011. www.americanheart.org.

Boyles, Salynn. “Pessimism, Cynicism Can Hurt Your Heart,” accessed March 2011.www.webmd.com.

FamilyDoctor. “What Is Air Pollution?,” accessed March 2011. www.familydoctor.org.

Gardner, Amanda. “9 Hidden Risk Factors for Heart Disease, accessed March 2011.www.hearthealthyonline.com.

HealthDay. “10 Things That Can Affect Your Heart Health,” accessed March 2011.www.health.msn.com.

Kam, Katherine. “Rein In the Rage: Anger and Heart Disease,” accessed March 2011.www.webmd.com.

Preidt, Robert. “Smoggy Air May Harden Arteries,” accessed March 2011.www.health.msn.com.

Sternberg, Steve. “Nine factors that affect your heart,” accessed March 2011.www.usatoday.com.