Estudo publicado recentemente na revista Neuroblology of Aging faz um alerta para as pessoas que têm em torno dos 40 anos de idade e estão com sobrepeso. De acordo pesquisadores, indivíduos nessa faixa etária, com sobrepeso ou obesos têm cérebros significativamente mais velhos, ou seja, com menos “matéria branca”, em comparação aos que estavam com o peso de acordo.
A “matéria branca” do cérebro é vital para, por exemplo, aprendermos novas tarefas motoras, como por exemplo tocar um novo instrumento musical. De acordo com uma das autoras do estudo, Lisa Ronan, a matéria branca permite conexões de longo alcance, ligando regiões do cérebro em conjunto, permitindo que ele transmita mensagens de forma rápida e opere da forma mais eficiente possível.
A partir dos 40 anos essa substância já começa a diminuir naturalmente, mas os dados do estudo revelaram uma diminuição mais significativa em indivíduos com sobrepeso e obesos.
Pesquisadores da Universidade de Cambridge descobriram que a diferença de volume de massa branca em indivíduos acima do peso ou obesos equivalia a um aumento da idade cerebral de 10 anos.
Os cientistas ainda precisam descobrir se essas alterações podem ser reversíveis com a perda de peso.
Essa diminuição da substância branca devido ao excesso de peso poderia colocar essas pessoas em risco de doenças neurológicas, mas de acordo com os pesquisadores isso ainda precisa ser comprovado.
O alerta que vale para todos nós é a necessidade de controlarmos o peso através da alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos. Graças aos avanços da medicina estamos vivendo mais tempo, o que precisamos nos atentar é que esses anos a mais sejam com saúde e disposição.
Matéria Original: http://www.huffingtonpost.com/entry/overweight-brain-age-study_us_57a51d78e4b03ba680127640?utm_hp_ref=obesity
Deixar um comentário