O ciclo menstrual tem grande influencia no dia a dia das mulheres. Dependendo da fase existe a alteração de humor, alteração na disposição física e mental. Isso acontece devido a descarga hormonal grande que a mulher sofre em seu corpo.

Nas mulheres praticantes de atividade física sempre surge a dúvida sobre que tipo de exercício realizar em cada uma das fases do ciclo.

Preparamos algumas dicas baseadas em um ciclo menstrual regular de 28 dias.

Fase 1
Ciclo Menstrual – Do 1º ao 5º dia 

A intensidade dos exercícios deve ser média. Essa é a fase chamada folicular, quando ocorre a descamação e eliminação do endométrio após a diminuição nas concentrações de estrógeno e progesterona.
É natural que mulher sinta cólicas, um cansaço maior do que normal, por isso a recomendação é a prática de exercícios com média intensidade. O importante é não desistir do treino, embora a vontade seja grande.

Fase 2
Pós-Menstrual – Do 6º ao 12º
A intensidade dos exercícios já pode ser alta, isso porque a quantidade de estrógeno aumenta no organismo. É onde ocorre maior liberação do hormônio noradrenalina. Essa combinação dá mais disposição e motivação.
Apostes em exercícios de resistência com maior velocidade e intensidade e exercícios de força mais intensos também.

Fase 3
Ovulatória – Do 13º ao 15º dia 

Esse é o período fértil da mulher. Nessa fase a quantidade de estrógeno diminui e aumenta a de progesterona. Existe maior fadiga muscular. Pode haver uma leve diminuição na intensidade dos exercícios, mas nada exagerado.

Fase 4
Pós- Ovulatória – Do 16º ao 24º dia
A progesterona continua aumentando e ultrapassa a quantidade de estrógeno. Nessa etapa a disposição para atividades físicas aumenta, principalmente para os exercícios de força.

Fase 5
Pré-Menstrual – Do 25º ao 28º dia

É a fase da temida TPM, a Tensão Pré-Menstrual que em alguns casos deixa as mulheres bastante irritadas. Nessa fase ocorre a queda da progesterona. A mulher tende a sentir dor nos seios, dor de cabeça, retenção de líquido, prisão de ventre, entre outros. Nessa etapa a melhor opção são atividades físicas leves. Opte por ioga, caminhada, alongamento.