Muitas são as motivações que temos para praticar atividade física e elas geralmente variam de pessoa para pessoa.
O problema está quando as motivações passam e a pessoa desiste do processo de cuidar da sua saúde.
Pensado nisso matéria publicada na revista americana SparkPeople listou as cinco razões que podem te desmotivar a praticar atividade física e substituiu por razões melhores.
Se você vive se desmotivando, pode ser que só esteja vendo sob a ótima errada.

Cinco Piores Motivos para se Exercitar

Porque você sente gorda.
Após uma noite comendo gordices de todos os tipos você decide ir à academia para recuperar-se dos danos causados a sua boa forma. É como você dissesse ao seu corpo que ele será punido com exercícios físicos por ter se comportado mal.
Quem só se exercita dessa forma não vai se motivar nunca. A atividade física não deve ser vista como tortura por termos nos alimentado mal no dia anterior.
Quando você faz isso está se esquecendo dos inúmeros benefícios para a saúde que a pratica regular de exercícios físicos proporciona.

Melhor: Ao invés de se punir por ter exagerado na alimentação, encare a prática de exercícios físicos como uma forma de se sentir forte e com energia, para recuperar o bom humor, melhorar a saúde. Mexer o corpo é mais do que queimar calorias, é cuidar de si mesmo por dentro e por fora.

Para comer o que quiser.
Se a sua única motivação para malhar pela manhã é poder ir ao fast food à noite, ou se deliciar com a sobremesa na hora do almoço é melhor rever as suas prioridades.
Claro que a atividade física pode permitir que você ingira vez ou outra um pouco mais de caloria. Mas você sabia que é preciso cerca de uma hora de corrida para queimar apenas 1 Bic Mac? E olha que nem estamos falando das batatas fritas e do refrigerante.
Ou seja, se você se exercitar para poder comer mais, nunca vai atingir os seus objetivos e em breve se sentirá desmotivado.

Melhor: Pense no exercício físico como uma forma de implantar um estilo de vida mais saudável. As guloseimas não devem ser regra, mas sim exceções.
Exercícios físicos e dieta saudável são as chaves para o sucesso da sua boa forma.

Para fugir dos problemas.

Todos temos problemas que nos deixam estressados e os exercícios físicos, sem dúvida, podem ser uma ótima maneira de aliviar a tensão.
Mas, utilizar o exercício físico como maneira de escapar e fugir dos problemas só vai aumentá-los.
Melhor: Ao invés de fugir dos seus problemas utilize a atividade física para relaxar por um tempo e analisar de fora o problema que você está enfrentando. Às vezes, durante a atividade física, uma nova solução ou ideia surgirá para que você possa implementar em sua vida. Mas lembre-se de utilizar o exercício como uma saída para melhorar a sua vida, não uma maneira de enfiar a cabeça na areia para evitar seus pensamentos e sentimentos.

Para ter energia quando você não dorme direito

O exercício é conhecido como um impulsionador da energia natural, mas se você estiver usando-o para despertar, quando não dorme o suficiente, isso pode fazer mais mal do que bem.
Sem descanso adequado o corpo humano experimenta os efeitos do chamado Overtraining, que é o excesso de treino, que pode causar lesões.
Noites sem dormir têm efeitos negativos no organismo como ganho de peso e risco de doenças cardíacas.

Melhor: Exercite-se para melhorar sua saúde geral, incluindo a qualidade do seu sono. É muito importante respeitar o seu corpo dando a ele o descanso necessário.
Pesquisas mostram que a atividade física pode melhorar os padrões de sono.
Se você tiver que escolher entre dormir algumas horas extras ou se exercitar, escolher o sono na maioria das vezes pode ser a melhor opção.

Para ficar magro
Não há nada de errado em querer ter uma boa aparência, e o exercício pode ajudá-lo a chegar lá.
Mas se você estiver vendo a atividade física apenas como um meio de diminuir o número do seu manequim em curto espaço de tempo a estratégia não vai se sustentar. Optar por esse caminho causa, a longo prazo, a falta de motivação.

Melhor: Torne a prática de exercício físico um hábito prazeroso. Trabalhe pela sua saúde e o seu bem-estar.
Não existe problema algum malhar para se sentir mais confiante com o seu corpo, mas essa não deve ser a única razão. O melhor é que você faça uma lista de motivos pelo qual se exercita e pense nesses motivos toda vez que faltar motivação. Exercite-se pelos motivos certos e você alcançará a saúde física e mental.

Busque sempre a orientação de um profissional e obtenha os melhores resultados.

Fonte: Revista SparkPeople