Graças aos avanços da medicina e expectativa de vida do ser humano têm aumentado significativamente. Nunca vivemos tanto e nunca tivemos tantas possibilidades de entrarmos na chamada terceira idade, com qualidade de vida.

Uma das orientações para que os idosos levem uma vida saudável, com independência e bem-estar, é a prática dos exercícios de força. Com o passar dos anos a tendência é que o nosso corpo perca musculatura, o que aumentam os riscos de quedas, lesões e fraturas.
Nós também ficamos mais lentos, perdemos coordenação motora, os reflexos. Mas, através da prática da musculação é possível reduzir significativamente os efeitos da idade. Praticando regularmente exercícios físicos os idosos têm a oportunidade de resgatar a autoestima, sentem-se mais motivados, percebem melhora na coordenação motora, nos reflexos, fortalecem os músculos reduzindo o risco de osteoporose, fraturas.
Além disso, a prática de exercícios físicos ajuda na redução da pressão arterial, melhora a capacidade pulmonar e ajuda a diminuir os riscos de problemas cardiovasculares.

Mesmo quem já está na terceira idade e nunca praticou atividade física, pode iniciar, desde com acompanhamento médico e de um profissional de Educação Física.

Os cuidados com a alimentação também são muito importantes.

Além da musculação, outros exercícios indicados para os idosos são:

– Dança

– Natação ou Hidroginástica

– Andar de bicicleta

– Alongamento

– Caminhada

– Corrida

– Ioga

– Pilates