Doenças relacionadas ao calor excessivo estão aumentando em incidência, principalmente com o aumento de praticantes em provas de corrida de rua, de crossfit, treinamento funcional, entre outros.
A hipertermia é uma das 3 maiores causas de morte em atletas, principalmente no verão. E o mais importante: é fácil de ser prevenida.
Por que a Hipertermia ocorre?
Quando nos exercitamos a temperatura corpórea se eleva e nosso organismo produz o suor para resfria-lo. Durante este processo, fluídos corporais e eletrólitos importantes são perdidos. Se não houver reposição adequada, pode ocorrer desidratação e aumentar o risco de doenças relacionadas a esta elevação térmica.
Quais são os sintomas de Hipertermia?
O atleta começa a apresentar sede, fraqueza, dor de cabeça, boca seca, tontura e sua urina tem a coloração escura. Se não tratado imediatamente, sintomas mais sérios como dificuldade de respirar, câimbras, náuseas, formigamento nos membros, lesões musculares e quebra de moléculas essenciais podem ocorrer, levando até a morte.

Como podemos prevenir?
O tratamento mais efetivo para doenças relacionadas ao calor é a prevenção, incluindo:
• Intensidade de treino adequada ao calor
• Reposição de líquidos antes, durante e após o esforço
• Roupa adequada – cores claras, folgadas e só uma camada
• Reconhecimento precoce dos sintomas por treinadores, professores e outros colegas
• Monitorar a intensidade da atividade de acordo com o condicionamento e grau de aclimatização

Quando um atleta deve se hidratar?
O atleta deve começar antes do exercício. Ingerir cerca de 500mL de água ou bebidas esportivas 1 horas antes do esforço. A coloração da urina irá refletir o seu grau de hidratação. Mantenha a ingesta de 150-200mL de água a cada 20 minutos de exercício.
O tipo de líquido para reposição depende da duração do treino. Menos de 1 hora, somente água. Eventos com duração maior ou mais de 1 sessão de treino no mesmo dia, o líquido precisa conter carboidrato, sódio e potássio, que são componentes padrões das bebidas esportivas.
Uma estratégia interessante é se pesar antes e depois do treino e observar se houve déficit de fluidos (perda de peso). Se a perda for maior que 2% do peso corporal, já ocorre comprometimento da performance e funções fisiológicas.

Como as doenças relacionadas ao calor podem ser tratadas?
Quando observar qualquer sinal de hipertermia você estará lidando com uma emergência. Peça a alguém que ligue para uma assistência médica imediatamente, enquanto você começa a resfriar o indivíduo em risco.
Dicas:
• Leve o atleta para sombra.
• Resfrie o atleta em imersão em água gelada, ou aplique gelo ou tolhas molhadas sobre o corpo.
• Monitore a temperatura corpórea
• Ofereça bebida gelada (somente se o atleta não estiver inconsciente).

Dr. Bruno Borges Hernandes (CRM 134091)
Médico do Esporte e do Exercício pelo Hospital das Clínicas da FMUSP.
Pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Análise da Biomecânica do Gesto Esportivo pelo HC-FMUSP.
brunohernandes@yahoo.com.br