Já está mais do que comprovado que o nosso estilo de vida afeta diretamente a nossa saúde física, o nosso bem-estar global, o que incluí a memória.
O nosso dia a dia, tudo o que comemos e o que bebemos afeta a memória.
Se você busca manter corpo são e mente sã, aqui vão algumas dicas primordiais.

  1. Gerencie o estresse

O estresse diário causado pelas pressões do dia a dia, os prazos no trabalho, a crise econômica do país podem afetar a nossa capacidade de concentração.
Um dos grandes problemas da sociedade moderna é a ansiedade, que pode nos levar a problemas de memória.
Se você ainda não tem uma estratégia para aliviar o estresse e a ansiedade é hora de pensar em uma. Exercícios de respiração, yoga, pilates, corrida, terapia podem te auxiliar nesse processo.
Se precisar de ajuda médica procure um especialista.

  1. Tenha uma boa noite de sono.

Pessoas que não dormem bem tendem a ter problema de falta de memória. Uma boa noite de sono é fundamental para consolidar memórias.
Um alerta dos especialistas é que os medicamentos usados para tratar a insônia podem prejudicar a memória e a função cerebral geral.
Procure dormir de 6 a 8 horas diária. Evite usar celular, tablets e computador antes de dormir.  Ler um livro é uma boa estratégia para pegar no sono.
Se tiver que tomar medicamento não o faça sem orientação médica.

  1. Se você fuma, pare.

Os fumantes têm um maior grau de perda de memória relacionada à idade do que os não-fumantes. Pessoas que fumam mais de dois maços de cigarros por dia na meia-idade têm mais que o dobro do risco de desenvolver demência na velhice, em comparação com os não-fumantes.

  1. Se você ingere bebidas alcoólicas, faça com moderação.

Beber muito álcool aumenta o risco de perda de memória e demência. Pessoas que sofrem com o alcoolismo têm dificuldade em executar tarefas de memória de curto prazo, como memorizar listas. Outro tipo de perda de memória associada ao uso de álcool é chamado síndrome de Korsakoff. Nesta condição, deficiência de vitamina B 1 a longo prazo, combinada com os efeitos tóxicos do álcool no cérebro, pode desencadear súbita e dramática amnésia. Em alguns casos, esta perda de memória é permanente, mas se detectada cedo, pode ser revertida.

  1. Proteja seu cérebro de lesões.

Trauma na cabeça está entre as principais causas de perda de memória, além de aumentar o risco de desenvolver demência. Se você pratica esportes de contato, ciclismo, atividades de alta velocidade use um protetor para a cabeça. Ciclistas, motociclistas, patinadores, esquiadores, nunca devem realizar as atividades sem um capacete.
O cinto de segurança nos carros também é fundamental. Os acidentes de carro estão entre as causas mais comuns de lesões cerebrais.

Fonte: Harvard Medical School