Muitas crianças sofrem com o excesso de peso. Cerca de 1 a cada 3 crianças entre 5 e 11 anos estão obesas, ou com sobrepeso.
Esse excesso de peso aumenta as chances de desenvolvimento de diversos problemas de saúde.
É papel dos pais e cuidadores ajudar a criança a manter o peso saudável. Para isso é preciso orientar e dar o exemplo sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis e a práticaregular de atividades físicas. Se você é pai ou mãe, ou mesmo se tem uma criança sob a sua responsabilidade, precisa ter um papel ativo nesse sentido.
Por isso, estou iniciando hoje um especial com pequenas orientações no sentido de dar as crianças um estilo de vida mais saudável.
Uma criança com sobrepeso pode desenvolver a curto prazo dores articulares, problemas respiratórios e problemas de sono. Esses fatores podem dificultar o relacionamento e a brincadeira com os amigos.
Algumas crianças podem desenvolver doenças relacionadas à obesidade como: diabetes, hipertensão, colesterol elevado, tudo devido ao excesso de peso.
Além do mais, jovens obesos tendem a se tornar adultos obesos, aumentando assim as chances de desenvolver doenças cardíacas e alguns tipos de câncer na vida adulta.
Se você está preocupado com o peso do seu filho, procure a orientação de um médico do esporte e do exercício. NUNCA coloque o seu filho em uma dieta restritiva de perda de peso, a menos que a orientação tenha sido e um médico.
Amanhã vamos continuar com esse assunto.
Dr. Bruno Borges Hernandes (CRM 134091)
Médico do Esporte e do Exercício pelo Hospital das Clínicas da FMUSP.
Pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Análise da Biomecânica do Gesto Esportivo pelo HC-FMUSP.
brunohernandes@yahoo.com.b
Deixar um comentário